domingo, 17 de outubro de 2010

Mondrian, van Doesburg e Rietveld

Piet Cornelis Mondrian(Amersfoort, 7 de março de 1872 - Nova Iorque, 1 de fevereiro de 1944 )
 

Filho de pais calvinistas extremamente religiosos, Mondrian sofreu rejeição da família que considerava a arte como pecado. Porém, foi na própria família que o artista teve o primeiro contato com as artes plásticas, através de seu tio que era pintor. Por não ser aceito pela família como pintor, Mondrian começou a lecionar. Entretanto, insatisfeito com a profissão de professor, decidiu dedicar-se à pintura. Foi no período em que trabalhava como caminhoneiro que o artista concebeu suas primeiras obras, ainda influenciado pelo Naturalismo e Impressionismo.* Após ter contato com a Teosofia, Mondrian passou por um período Simbolista que foi importante influência para que mais tarde chegasse à abstração, característica que representa este artista. Em seu período neoplasticista, Mondrian criou a revistra De Stijl e gerou influências que são sentidas até hoje nos ramos das artes plásticas, design e arquitetura.
No inicio da década de 50 mudou-se para Nova Iorque, cidade onde viria a falecer. Naquele território simpatizou com o Jazz, estilo de música muito popular no país.

Obra:  
Inicialmente, a obra de Mondrian foi influenciada pelo Impressionismo e Naturalismo. Após contato com a Teosofia, iniciou sua fase Simbolista, o primeiro passo para se tornar um dos mais famosos abstracionistas. É importate destacar que a Teosofia foi uma importante influência nas obras de Mondrian.
Em suas obras da vanguarda De Stijl, usava traços geométricos (principalmente retangulares) e somente as cores primarias, mais o cinza, o branco e o preto (considerava serem essas as cores elementares do universo).

*Deste período podemos destacar as pinturas Árvores ao andar e O Moinho Vermelho;





Theo van Doesburg (Utrecht, 30 de agosto de 1883 - Davos, 7 de março de 1931)


Artista plástico, poeta, designer e arquiteto, nasceu com o nome Christian Emil Marie Küpper e apenas mais tarde adotou o apelido de seu padrasto. Van Doesburg foi professor em Bauhaus e um dos fundadores da De Stijl. Em suas obras fica evidente que compartilha com Mondrian a mesma matriz artistica. Sofreu influência do Naturalismo até 1916, ano em que começou seu período de abstração. Acreditava que a arte devia reconciliar as grandes polaridades da vida: Natureza e intelecto.
Entre suas criações podemos citar a obra arquitetonica o Restaurante Aubette.

Restaurante Aubette - Nota-se os elementos caracteristicos do De Stijl.






Gerrit Thomas Rietveld(Utrecht, 24 de junho de 1888 -Utrecht, 26 de junho de 1964 )

Quando estudante, Reitveld trabalhava como marceneiro, fato que o auxiliou em várias obras no decorrer de sua vida. No ano de 1917, sob influência do neoplasticismo e do De Stijl, Gerrit Rietveld desenha a Cadeira Vermelha e Azul . Dois anos mais tarde, quando sai da faculdade, ele próprio passa a ser um importante membro do movimento e a contribuir para a revista De Stijl. Em 1924 projetou a Residência Schröder, localizada em Utrecht, sua cidade natal. Esta obra foi um marco da arquitetura moderna e é a representação perfeita das idéias e conceitos defendidos pelo De Stijl. Anos mais tarde rompe com o movimento e adere a outro chamado Nieuwe Zakelijkheid (Nova Objetividade). Também tornou-se membro do Congresso Internacional  da Arquitetura Moderna.

  
Cadeira Vermelha e Azul - Primeira obra de Reitveld

4 comentários:

  1. Olá,

    que tal esclarecer melhor em um box ou nota de rodapé a importante influência de Mondrian a partir da TEOSOFIA e em relação a Rietveld e a NOVA OBJETIVIDADE?

    ResponderExcluir
  2. Um post para a Casa Schroeder!
    Urgente!
    Que influências recebeu e que influências causou sobre o movimento moderno!

    Consultem História da Arquitetura Moderna, de Frampthon!

    ResponderExcluir
  3. Tá faltando postar conteúdos sobre os demais períodos estudados!!!
    Procurem agilizar para que eu possa contribuir!

    ResponderExcluir
  4. Van Doesburg fez parte da Bauhaus a partir de 1921 (chegou na escola junto com o pintor Kandinsky) e ligado ao De Stijl seguia uma estética racional, anti-individualista, sendo muito bem recebido pelos alunos e causando grande impacto sobre o estudo do design nos ateliês, sobretudo no design de mobílias.

    ResponderExcluir