No século XIX, as obras mais marcantes são as estações de trem em Paris.
IMAGEM 01. Gare de Lyon - O restaurante Train Bleu, mas a fama da estação, ele esta situado dentro de um hall de vidro, e data a época da construção da Torre Eiffel. É classificado como monumento nacional.
IMAGEM 02. Vista da estação de dentro do restaurante.
IMAGEM 03. Train Bleu
Outra estação...
IMAGEM 04. Gare du Nord - Sua fachada é decorada com 23 estátuas, cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem deste estação: Londres, Berlim, Varsóvia...
IMAGEM 05. Vista do hall por onde os trens passam.
IMAGEM 06. Eurostar - Liga Paris a Londres.
Também usado em residências aliado a outras técnologias de engenharia o ferro servia para sistemas em treliças leves e resistentes, permitindo estruturas maiores e mais ousadas. Além de pontes com vãos-livres e cúpulas.
Outras obras de destaque:
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO ferro sem dúvidas foi a descoberta que mais possibilitou a avanço da construção, foi ele que tornou possível as grandes obras que temos hoje, conforme exemplos muito bem citados acima.
ResponderExcluirAngelica Brazzo Vargas
Era um estilo predominantemenste industrial, o ferro de molde era relativamente barato e moderno, com o grande crescimento dos centros urbanos ele se tornou útil e muito utilizado.
ResponderExcluirAna Paula Werlang
É sim, também concordo que o ferro foi uma grande descoberta para a humanidade, a partir dele foram construídas tantas obras magníficas, como Torre Eiffel em Paris e as demais citadas acima também.
ResponderExcluirCaroline Parizotto
acho que o grande marco da arquitetura do ferro foi a torre eiffel, foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel, a torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889.
ResponderExcluirEla possui 324 metros de altura. e acho que um fato curioso era de que era para ser uma estrutura temporária, mas tomaram a decisão de não desmontá-la.
Anderson Kech