segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Casa Rietveld Schröder

A casa foi projetada por Gerrit Rietveld para Truus Schröder em 1924.
A única construção já realizada sobre a base dos princípios da arquitetura De Stijl. As características típicas são o uso das cores Stijl, vermelho, azul e amarelo, em combinação com o branco, cinza e preto, a relação entre interior e exterior e da unidade entre as peças do mobiliário e as peças montadas do interior.





Para eles ‘viver em uma casa’ é um ato consciente. O mobiliário da casa reflete essa convicção. O ocupante para realizar uma transação para cada atividade: o banheiro é criado através da abertura de uma parede, enquanto as áreas de dormir pode ser encoberta com paredes deslizantes e privacidade foi obtido colocando persianas em frente das janelas. A casa é literalmente uma máquina para viver.




 


Após a morte de Truus Schröder em 1985 a casa passou a ser propriedade da Fundação Schröderhuis Rietveld, que por sua vez, confiando ao Museu Centraal para administrar, uma vez que tinha sido restaurado. Foi aberto ao público desde 1987. No final de 2000, a UNESCO colocou na Lista do Património Mundial como "um ícone importante e único na história da arquitetura ocidental e uma obra-prima da criatividade humana. 'A Casa Schröder ocupa uma posição-chave na obra de Rietveld. Muitas pessoas querem ver, mas nem todos têm a chance de vir para Utrecht. Além disso, só pode acomodar um número relativamente pequeno de visitantes. Como administrador, o Museu Centraal em Utrecht decidiu, portanto, fazer a casa está disponível online.




De Stijl cresceu e se tornou uma das principais tendências de vanguarda do século 20. Hoje, a coleção do Museu de Rietveld Centraal e projetos de construção de Rietveld em Utrecht, são o destino de inúmeros amantes da arte e da arquitetura mundial.



5 comentários:

  1. ainda hoje vemos uma arquitetura parecida com esta casa. os arquitetos de hoje baseiam - se muito nas formas encontradas nesta casa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. De Stijl foi um movimento que deixou influências, o uso dos ângulos retos, o uso do vidro (que fazem relação do que está dentro com que está do lado de fora) e concreto ainda é muito usado nas construções contemporâneas.

    Veja dois exemplos de casas contemporâneas com semelhanças do movimento De Stijl: (copie e cole na barra de endereços)

    C:\Users\Angelica Vargas\Desktop\Casas De Stijl_arquivos\frame.htm


    Angelica Brazzo Vargas

    ResponderExcluir
  4. Particularmente gosto muito da abstração, utilização das cores e linhas puras do De Stijl. Acho que traduz também muito do que vem se fazendo hoje em termos de arquitetura. Buscam-se as linhas puras e a ortogonalidade, aliadas a funcionalidade e praticidade. Ao meu ver, assemelhasse ao que vemos na casa Schröder, construída a quase 90 anos.

    http://www.discoveryarchi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Este estilo remete muito obras da contemporaneidade, o jogo de volumes, formas puras e sem exagero de cores.
    Marcada como uma época de experimentação, onde seriam testados novos materiais, sendo seus clientes os ricos, o De Stijl surgiu como uma necessidade,eficiência e rapidez, devido aos estragos da Segunda Guerra Mundial.
    Importante resaltar também que a maior influência desse estilo foi sobre os designers da Bauhaus.

    ResponderExcluir