sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Art Nouveau


  O Art Nouveau se dirige ás classes mais favorecidas financeiramente, pois os elementos usados eram mais caros, no Brasil inseriu-se principalmente em objetos e móveis da arquitetura de interiores, e não atingia as grandes massas.
  É um movimento poderoso inspirado em um “mundo natural” – folhas, formas orgânicas, insetos entre outros, usava materiais nobres como madeira, pinturas douradas, vidros e metais como cobre e prata.

  Esse  movimento não se compara a nenhum antigo, ele é um dos únicos que inova. Cria formas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas, diferente do Neoclassicismo por exemplo, que tem formas calculadas.

Abaixo algumas estruturas de Art Nouveau:

IMAGEM 01. Escada Tassel na Bélgica


IMAGEM 02. Vitral do banheiro e cerca da casa - influência

Alguns objetos:





   O Art Nouveau se relaciona com a 2ª Revolução Industrial, na Europa exploração de novos materiais - ferro e vidro.
  Os Mosaicos e misturas de materiais caracterizam as obras arquitetônicas.
  Antoni Gaudí expoente do movimento na Espanha é um ótimo exemplo, ele usava em suas obras cacos de vidro e ladrilhos. 

Algumas obras dele:

  • Parque Güell

IMAGEM 03. Parque Güell (Patrimônio mundial da UNESCO)

IMAGEM 04. Fonte coberta de mosaicos no Parque Güell


  •  Casa Milá



IMAGEM 05/06e07Casa Milá - Barcelona


  • A Catedral da Sagrada Família



IMAGEM 08e09. A Catedral da Sagrada Família - Barcelona

13 comentários:

  1. Muito bom o texto pois deu pra compreender em poucas palavras o que é a Arte Nouveau, fazendo uma breve análise, a primeira imagem que vocês postaram (Imagem 01: Escada Tassel na Bélgica) lembra um pouco de interiores do período do Rococó, que tudo naquela época era voltado para os detalhes, os exagero. Por isso que podemos relacionar a Arte Nouveau como uma pintura mais derocação, elementos esses que se fazendo presente hoje na arquitetura, principalmente nas de Interiores. Mas ficou muito bom a análise de vocês.

    ResponderExcluir
  2. Esse período é muito interessante pela riqueza que eles traz consigo, nos cativa a saber, imaginar como era feiro essas grandes obras.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  3. A criatividade na criação do Art-noveau, é facinante, as formas diferenciadas seguindo uma linha mais organica, com diferentes inspiracoes nos faz viajar até esses lugares. A quantidade de ornamentos impressiona, como na imagem da Sagrada Familia, que chama a atençaõ não só pela grandiosidade mas tambem pela composição, pelos detalhes, que nesse periodo eram a gtande diferença!

    Gabriela Geremia

    ResponderExcluir
  4. Esse foi um período que deixou muitas marcas na história, trouxe muitas inovações, como o uso do ferro e vidro, o uso de formas orgânicas, que até nos dias de hoje ainda são muitos usados.

    Angelica Brazzo Vargas

    ResponderExcluir
  5. Art Noveau realmente foi um movimento muito expressivo e rico, quebrando com a rigidez por ex. da Arquitetura do Ferro, onde o material era utilizado apenas como um ''molde''.Já no Art Noveau, o mesmo ferro ganhou movimento, tendo novas formas e temáticas.
    Acho que daria para relacionar mais com a atualidade,por ex. com a arquitetura orgânica.

    http://www.discoveryarchi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. O texto de vocês ficou muito bom, e deu para entender o Art Nouveau. É um dos períodos que eu mais gosto, por causa da exploração da criatividade e as formas usadas.A forma que usam ferro e vidro, deixam as obras delicadas e sóbrias. Na atualidade o Art Noveau inspira muito a arquitetura orgânica.

    Samara Guimarães

    ResponderExcluir
  7. o texto ficou bem legal...
    Uma obra não será considerada Art Nouveau se não apresentar ornamento. É um estilo que decora principalmente interiores, sendo muito difícil o controle da composição.
    Interresante também é que com a utilização de novos materiais a decoração foi quase sumindo, mas para ainda ser visualiza e admirada, os artistas aplicavam os ornamentos no pavimento térreo.

    ResponderExcluir
  8. Por ter surgido durante a Revolução Industrial. a art nouveau revaloriza a beleza, colocando-a ao alcance de todos, pela articulação estreita entre arte e indústria que se dá pela produção em série...

    ResponderExcluir
  9. O movimento do Art Noveau inpirou que inspirou muito as artes, principalmente noq eu diz respeito a arte de formas orgânicas.
    O movimento buscava interligar a produção em massa das indústrias e a forma beleza das formas, tentando torna-las acessíveis a todos.

    Aline Dall' Bello

    ResponderExcluir
  10. achei uma casa de arquitetura orgânica bem interessante que com certeza nos remete ao art noveau.
    feita pela arquiteto mexicano Javier Senosiain
    segue o link :)
    http://hypedesire.blogtv.uol.com.br/2008/02/15/arquitetura-organica

    Anderson Kech

    ResponderExcluir
  11. o Art Noveau utiliza formas arredondadas, soltas, é possivel perceber o movimento e leveza nas suas formas.

    ResponderExcluir
  12. Esse período foi marcado pelo uso de várias formas, assim como a utilização dos novos materias que surgiram com a Revolução Industrial, como o ferro e o vidro, o que torna esse período fascinante, pois os materiais são trabalhados delicadamente em diferentes formas curvas, irregulares, assimétricas.
    Vale lembrar também a influencia da arte japonesa, através dos motivos retirados da natureza e seus motivos florais, com traços mais delicados, mais femininos.

    Valentine C. Dall'Agnol

    ResponderExcluir
  13. texto muito bom meninas, o art nouveau é fascinante, tudo muito detalhado e ao mesmo tempo tudo muito delicado, a obra da igreja da sagrada família é belíssima, apesar de não estar acabada.
    os objetos também muito diferentes e refinados.

    ResponderExcluir