sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Art Nouveau


  O Art Nouveau se dirige ás classes mais favorecidas financeiramente, pois os elementos usados eram mais caros, no Brasil inseriu-se principalmente em objetos e móveis da arquitetura de interiores, e não atingia as grandes massas.
  É um movimento poderoso inspirado em um “mundo natural” – folhas, formas orgânicas, insetos entre outros, usava materiais nobres como madeira, pinturas douradas, vidros e metais como cobre e prata.

  Esse  movimento não se compara a nenhum antigo, ele é um dos únicos que inova. Cria formas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas, diferente do Neoclassicismo por exemplo, que tem formas calculadas.

Abaixo algumas estruturas de Art Nouveau:

IMAGEM 01. Escada Tassel na Bélgica


IMAGEM 02. Vitral do banheiro e cerca da casa - influência

Alguns objetos:





   O Art Nouveau se relaciona com a 2ª Revolução Industrial, na Europa exploração de novos materiais - ferro e vidro.
  Os Mosaicos e misturas de materiais caracterizam as obras arquitetônicas.
  Antoni Gaudí expoente do movimento na Espanha é um ótimo exemplo, ele usava em suas obras cacos de vidro e ladrilhos. 

Algumas obras dele:

  • Parque Güell

IMAGEM 03. Parque Güell (Patrimônio mundial da UNESCO)

IMAGEM 04. Fonte coberta de mosaicos no Parque Güell


  •  Casa Milá



IMAGEM 05/06e07Casa Milá - Barcelona


  • A Catedral da Sagrada Família



IMAGEM 08e09. A Catedral da Sagrada Família - Barcelona

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Arte moderna

          Arte Moderna é o termo genérico usado para a maior parte da produção artística do fim do século XIX até anos de 1970, enquanto que a produção mais recente da arte é chamada de arte contemporânea. A arte moderna se refere a uma nova abordagem da arte em um momento no qual não era mais importante que representasse um assunto ou objeto.


Características da Arte Neo-Moderna ou Neo-Pós-Moderna: 

  • Valorização dos elementos da cultura locais e regionais. 
  • Compreensão da instância da liberdade civil humano-adâmica proporcionada pela cultura.
  • Independência do homem em relação à ignorância. 
  • Entendimento da profundidade da aplicação da justiça e da sua intuitiva necessidade. 
  • Identificação da expressão universal na intrinsecidade significativa da obra artística individual. 
  • Consciencialidade sobre a origem científica do homem no Universo. 
  • Expressão da esotericidade e da religiosidade dentro de um mesmo paradigma multissignificativo e multiadaptável em harmonia.


IMAGEM 01. Abaporu (1928) - Tarsila do Amaral 
Tela brasileira mais valorizada no mundo.







segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Casa Rietveld Schröder

A casa foi projetada por Gerrit Rietveld para Truus Schröder em 1924.
A única construção já realizada sobre a base dos princípios da arquitetura De Stijl. As características típicas são o uso das cores Stijl, vermelho, azul e amarelo, em combinação com o branco, cinza e preto, a relação entre interior e exterior e da unidade entre as peças do mobiliário e as peças montadas do interior.





Para eles ‘viver em uma casa’ é um ato consciente. O mobiliário da casa reflete essa convicção. O ocupante para realizar uma transação para cada atividade: o banheiro é criado através da abertura de uma parede, enquanto as áreas de dormir pode ser encoberta com paredes deslizantes e privacidade foi obtido colocando persianas em frente das janelas. A casa é literalmente uma máquina para viver.




 


Após a morte de Truus Schröder em 1985 a casa passou a ser propriedade da Fundação Schröderhuis Rietveld, que por sua vez, confiando ao Museu Centraal para administrar, uma vez que tinha sido restaurado. Foi aberto ao público desde 1987. No final de 2000, a UNESCO colocou na Lista do Património Mundial como "um ícone importante e único na história da arquitetura ocidental e uma obra-prima da criatividade humana. 'A Casa Schröder ocupa uma posição-chave na obra de Rietveld. Muitas pessoas querem ver, mas nem todos têm a chance de vir para Utrecht. Além disso, só pode acomodar um número relativamente pequeno de visitantes. Como administrador, o Museu Centraal em Utrecht decidiu, portanto, fazer a casa está disponível online.




De Stijl cresceu e se tornou uma das principais tendências de vanguarda do século 20. Hoje, a coleção do Museu de Rietveld Centraal e projetos de construção de Rietveld em Utrecht, são o destino de inúmeros amantes da arte e da arquitetura mundial.



Cadeira Vermelha e Azul



 
A Cadeira Vermelha e Azul foi projetada em 1917 por Gerrit Rietveld. Ela representa uma das primeiras explorações do De Stijl, movimento de arte em três dimensões.

A cadeira originalmente foi pintada de preto, cinza e branco, depois foi modificado para se assemelhar às pinturas de Piet Mondrian, quando Rietveld entrou em contato com o trabalho deste artista em 1918. Rietveld juntou-se ao movimento De Stijl em 1919 Atualmente está no museu de Montreal.

O começo do uso do ferro na arquitetura

 Rápidas transformações urbanas tiveram que acontecer na europa no século XIX, era o começo de um deslocamento populacional para as grandes cidades. Com o inchasso populacional, a qualidade de vida piorou e o preço dos terrenos aumentaram cada vez mais. Aumentou também a área das cidades, ocasionando a verticalização dos prédios, para isso uma nova tecnologia precisava ser lançada, e é ai que entra o ferro na arquitetura, para agilizar a obra, baratear e tornar possível o aumento do número de pavimentos nos prédios.
  No século XIX, as obras mais marcantes são as estações de trem em Paris.


IMAGEM 01.  Gare de Lyon -  O restaurante Train Bleu, mas a fama da estação, ele esta situado dentro de um hall de vidro, e data a época da construção da Torre Eiffel. É classificado como monumento nacional.


IMAGEM 02. Vista da estação de dentro do restaurante.


IMAGEM 03. Train Bleu 

Outra estação...


IMAGEM 04. Gare du Nord - Sua fachada é decorada com 23 estátuas, cada uma delas representa uma das cidades ligadas a Paris pelos trens que partem deste estação: Londres, Berlim, Varsóvia...


IMAGEM 05. Vista do hall por onde os trens passam.


IMAGEM 06. Eurostar - Liga Paris a Londres.



 Também usado em residências aliado a outras técnologias de engenharia o ferro servia para sistemas em treliças leves e resistentes, permitindo estruturas maiores e mais ousadas. Além de pontes com vãos-livres e cúpulas.
 Outras obras de destaque:

IMAGENS 07/08. Palácio de Cristal – Londres  


IMAGEM 09. Torre Eiffel - Paris


IMAGEM 10. Dom Luis – Portugal

IMAGEM 11. Elevador  de S. Justa – Lisboa

IMAGEM 12. Mercado 24 de Julho - Lisboa

domingo, 17 de outubro de 2010

Mondrian, van Doesburg e Rietveld

Piet Cornelis Mondrian(Amersfoort, 7 de março de 1872 - Nova Iorque, 1 de fevereiro de 1944 )
 

Filho de pais calvinistas extremamente religiosos, Mondrian sofreu rejeição da família que considerava a arte como pecado. Porém, foi na própria família que o artista teve o primeiro contato com as artes plásticas, através de seu tio que era pintor. Por não ser aceito pela família como pintor, Mondrian começou a lecionar. Entretanto, insatisfeito com a profissão de professor, decidiu dedicar-se à pintura. Foi no período em que trabalhava como caminhoneiro que o artista concebeu suas primeiras obras, ainda influenciado pelo Naturalismo e Impressionismo.* Após ter contato com a Teosofia, Mondrian passou por um período Simbolista que foi importante influência para que mais tarde chegasse à abstração, característica que representa este artista. Em seu período neoplasticista, Mondrian criou a revistra De Stijl e gerou influências que são sentidas até hoje nos ramos das artes plásticas, design e arquitetura.
No inicio da década de 50 mudou-se para Nova Iorque, cidade onde viria a falecer. Naquele território simpatizou com o Jazz, estilo de música muito popular no país.

Obra:  
Inicialmente, a obra de Mondrian foi influenciada pelo Impressionismo e Naturalismo. Após contato com a Teosofia, iniciou sua fase Simbolista, o primeiro passo para se tornar um dos mais famosos abstracionistas. É importate destacar que a Teosofia foi uma importante influência nas obras de Mondrian.
Em suas obras da vanguarda De Stijl, usava traços geométricos (principalmente retangulares) e somente as cores primarias, mais o cinza, o branco e o preto (considerava serem essas as cores elementares do universo).

*Deste período podemos destacar as pinturas Árvores ao andar e O Moinho Vermelho;





Theo van Doesburg (Utrecht, 30 de agosto de 1883 - Davos, 7 de março de 1931)


Artista plástico, poeta, designer e arquiteto, nasceu com o nome Christian Emil Marie Küpper e apenas mais tarde adotou o apelido de seu padrasto. Van Doesburg foi professor em Bauhaus e um dos fundadores da De Stijl. Em suas obras fica evidente que compartilha com Mondrian a mesma matriz artistica. Sofreu influência do Naturalismo até 1916, ano em que começou seu período de abstração. Acreditava que a arte devia reconciliar as grandes polaridades da vida: Natureza e intelecto.
Entre suas criações podemos citar a obra arquitetonica o Restaurante Aubette.

Restaurante Aubette - Nota-se os elementos caracteristicos do De Stijl.






Gerrit Thomas Rietveld(Utrecht, 24 de junho de 1888 -Utrecht, 26 de junho de 1964 )

Quando estudante, Reitveld trabalhava como marceneiro, fato que o auxiliou em várias obras no decorrer de sua vida. No ano de 1917, sob influência do neoplasticismo e do De Stijl, Gerrit Rietveld desenha a Cadeira Vermelha e Azul . Dois anos mais tarde, quando sai da faculdade, ele próprio passa a ser um importante membro do movimento e a contribuir para a revista De Stijl. Em 1924 projetou a Residência Schröder, localizada em Utrecht, sua cidade natal. Esta obra foi um marco da arquitetura moderna e é a representação perfeita das idéias e conceitos defendidos pelo De Stijl. Anos mais tarde rompe com o movimento e adere a outro chamado Nieuwe Zakelijkheid (Nova Objetividade). Também tornou-se membro do Congresso Internacional  da Arquitetura Moderna.

  
Cadeira Vermelha e Azul - Primeira obra de Reitveld

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Revista De Stijl

De Stijl, que em neerlandês significa "o estilo", além de movimento neoclassico, também intitulava uma revista de pequena tiragem, criada pelos próprios autores do movimento. A revista, que circulou por pouco mais de 9 anos,  teve importante influência nos campos do Design, Artes Plásticas e Arquitetura, que se perpetuam e são sentidas até os dias de hoje. No ano de 1928 quando a De Stijl parou de circular, muitos acreditavam que seria o ano final do Neoplasticismo, porém graças a persistência de Theo Van Doesburg na "militância"do movimento, alguns estudiosos apontam o fim apenas para o ano de 1931 (ano da morte deste artista).

Abaixo, foto da revista De Stijl